Caso Planeamento de Cultura Organizacional de um Restaurante
RESUMO:
Com
a crescente globalização das organizações industriais e a cada vez maior interdependência
entre nações, a necessidade de uma maior compreensão das influências culturais
na liderança e nas práticas organizacionais, tem vindo a crescer. Os líderes
são confrontados com situações muito complexas, constantemente em desenvolvimento
e de difícil compreensão. A cultura é um fenómeno complexo a longo prazo que
representa as expectativas partilhadas e a imagem própria da organização. A
cultura influencia as características do clima. O presente trabalho tem como o
seu objectivo, o estudo de uma cultura organizacional de uma empresa que visa prestar
serviços de comidas em Moçambique (Restaurante).
1.
Definição
1.
1. Missão
Um restaurante nacional com
forte carácter associativo, com assuntos relacionados com a cultura ou
gastronomias nacionais, com capacidade de consolidar no empoderamento das
pessoas nativas e pessoas que fazem turismos em Moçambique, se consagrando com
variedades de pratos nacional.
1.
2. Visão
Ser o melhor restaurante de Moçambique,
que recebe vários indivíduos nacionais e internacionais, com a melhor
gastronomia moçambicana. Assim como, a melhor opção por clientes,
colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade dos
produtos, serviços e relacionamento.
2.
1. Crenças e Pressupostos
A empresa segue algumas
crenças e pressuposto, sendo elas não questionadas e nem discutidas, como:
Ø Chegar
no trabalho na hora exacta;
Ø Respeito
entre o pessoal da empresa e os clientes;
Ø Sigilo
profissional.
2.
2. Valores
A empresa por sua vez,
tratando de negócios de ramo de restaurante, estabelece os seguintes valores:
1.
Inovação.
2.
Empenho;
3.
Criatividade;
4.
Transparência;
5.
Sustentabilidade; e
6.
Ética.
3.
Praticas adoptadas na realização da empresa
3.
1. Recrutamento e Selecção
A empresa estabelece dois
tipos de recrutamento, sendo: recrutamento externo e interno.
Ø O recrutamento externo: a
empresa vai ao mercado de trabalho em busca de candidatos capazes de preencher
a vaga disponível.
Ø Selecção: a
selecção destes candidatos, terão vantagens se submeterem documentos
necessários e terem experiencia sobre a área de preenchimento da vaga
disponibilizada pela empresa.
Ø O recrutamento interno: o
RH procura preencher as vagas com profissionais que já estejam a trabalhar na
empresa, abrindo assim uma concorrência para uma “Promoção”, onde funcionários
vão solicitar ao gestor para ter aval para participar deste recrutamento, caso
seja aceite a solicitação apresentarão os documentos necessários.
Ø Selecção: com
base os documentos apresentados, o
RH avalia junto com o comportamento, empenho, ética e criatividade dos
colaboradores apresentados na empresa, onde serão as melhores vantagens para os
colaboradores.
3.
2. Reconhecimento do Trabalho e Desempenho
O reconhecimento
profissional influencia o desempenho no trabalho e trás vantagens para a
empresa. Devido à proximidade do gestor com o funcionário incentiva
constantemente e observa melhor o seu desempenho e habilidades, influenciando
em diversos aspectos, como:
Ø Demonstração
de proatividade
Ø Motivação
da equipe;
Ø Saber
investir em novas habilidades;
Ø Estar
atento as tendências na sua área;
Ø Obtenção
de novos conhecimentos;
Ø Entregar
mais que o esperado;
Ø Manter-se
focado.
3.
3. Demissão
Em dos pontos da empresa é
implantar as suas políticas, nesta empresa, os meios de expulsão serão por
seguintes motivos:
ü Faltas
no trabalho sem a justa causa;
ü Atraso
no horário estabelecidos;
ü Mão
comportamento dos funcionários para os clientes e entre colegas do restaurante.
Só existira demissão, se as
clausulas não forem justificadas
3.
4. Comportamentos Esperados
O melhor meio de manter uma
empresa e os seus clientes, accionistas, parceiros e colaboradores é necessário
pautar as políticas que podem culminar com uma melhor forma comportamental.
Assim esperando resultados positivos, como:
Ø #Alto
sentido de responsabilidade;
Ø #Sigilo
e ética profissional
Ø #Boa
capacidade de aprendizagem;
Ø #Dinamismo
no trabalho;
Ø #Disponibilidade
imediata;
Ø #Elevado
grau de responsabilidade;
Ø #Honestidade
e integridade.
4.
Linhas Gerais
4.
1. Traços da Cultura Moçambicana Evitadas
Em linhas gerais, tende-se a
evitar, os seguintes traços moçambicanos:
Ø #Não desrespeitar
os colaboradores, assim como os clientes;
Ø #Não
abuso de poderes no local de trabalho.
4.
2. Traços da Cultura Moçambicana Explorada
Em linhas gerais, no
presente trabalho tende-se a explorar, os seguintes traços moçambicanos:
Ø Avaliar
as normas, valores e práticas de comida moçambicana.
Ø Avaliar
a forma como deveriam ser as normas, valores e práticas na sociedade. Moçambicana.
Isto é, como deveria ser a gastronomia moçambicana.
ØAvaliar
o modo como os moçambicanos procedem em diversas situações que envolvam tomada
de decisões.
ØAvaliar
o grau e/ou tipo de relacionamento entre o gestor/líder e a sua equipe de trabalho,
ou com aqueles com quem trabalha com mais frequência.
Ø Analisar se a entrada de pessoas e/ou culturas estrangeiras influencia ou não a cultura/comportamento dos moçambicanos.
Elaborado por: Omar João
El
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