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Caso Planeamento de Cultura Organizacional de um Restaurante

 Caso Planeamento de Cultura Organizacional de um Restaurante

RESUMO: Com a crescente globalização das organizações industriais e a cada vez maior interdependência entre nações, a necessidade de uma maior compreensão das influências culturais na liderança e nas práticas organizacionais, tem vindo a crescer. Os líderes são confrontados com situações muito complexas, constantemente em desenvolvimento e de difícil compreensão. A cultura é um fenómeno complexo a longo prazo que representa as expectativas partilhadas e a imagem própria da organização. A cultura influencia as características do clima. O presente trabalho tem como o seu objectivo, o estudo de uma cultura organizacional de uma empresa que visa prestar serviços de comidas em Moçambique (Restaurante).

1. Definição

1. 1. Missão

Um restaurante nacional com forte carácter associativo, com assuntos relacionados com a cultura ou gastronomias nacionais, com capacidade de consolidar no empoderamento das pessoas nativas e pessoas que fazem turismos em Moçambique, se consagrando com variedades de pratos nacional.

1. 2. Visão

Ser o melhor restaurante de Moçambique, que recebe vários indivíduos nacionais e internacionais, com a melhor gastronomia moçambicana. Assim como, a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade dos produtos, serviços e relacionamento.

 2. Elementos Centrais Criadas e Desenvolvidas

2. 1. Crenças e Pressupostos

A empresa segue algumas crenças e pressuposto, sendo elas não questionadas e nem discutidas, como:

Ø  Chegar no trabalho na hora exacta;

Ø  Respeito entre o pessoal da empresa e os clientes;

Ø  Sigilo profissional.

2. 2. Valores

A empresa por sua vez, tratando de negócios de ramo de restaurante, estabelece os seguintes valores:

1.    Inovação.

2.    Empenho;

3.    Criatividade;

4.    Transparência;

5.    Sustentabilidade; e

6.    Ética.

3. Praticas adoptadas na realização da empresa

3. 1. Recrutamento e Selecção

A empresa estabelece dois tipos de recrutamento, sendo: recrutamento externo e interno.

Ø  O recrutamento externo: a empresa vai ao mercado de trabalho em busca de candidatos capazes de preencher a vaga disponível.

Ø  Selecção: a selecção destes candidatos, terão vantagens se submeterem documentos necessários e terem experiencia sobre a área de preenchimento da vaga disponibilizada pela empresa.

Ø  O recrutamento interno: o RH procura preencher as vagas com profissionais que já estejam a trabalhar na empresa, abrindo assim uma concorrência para uma “Promoção”, onde funcionários vão solicitar ao gestor para ter aval para participar deste recrutamento, caso seja aceite a solicitação apresentarão os documentos necessários.

Ø  Selecção: com base os documentos apresentados, o RH avalia junto com o comportamento, empenho, ética e criatividade dos colaboradores apresentados na empresa, onde serão as melhores vantagens para os colaboradores.

3. 2. Reconhecimento do Trabalho e Desempenho

O reconhecimento profissional influencia o desempenho no trabalho e trás vantagens para a empresa. Devido à proximidade do gestor com o funcionário incentiva constantemente e observa melhor o seu desempenho e habilidades, influenciando em diversos aspectos, como:

Ø  Demonstração de proatividade

Ø  Motivação da equipe;

Ø  Saber investir em novas habilidades;

Ø  Estar atento as tendências na sua área;

Ø  Obtenção de novos conhecimentos;

Ø  Entregar mais que o esperado;

Ø  Manter-se focado.

3. 3. Demissão

Em dos pontos da empresa é implantar as suas políticas, nesta empresa, os meios de expulsão serão por seguintes motivos:

ü  Faltas no trabalho sem a justa causa;

ü  Atraso no horário estabelecidos;

ü  Mão comportamento dos funcionários para os clientes e entre colegas do restaurante.

Só existira demissão, se as clausulas não forem justificadas

3. 4. Comportamentos Esperados

O melhor meio de manter uma empresa e os seus clientes, accionistas, parceiros e colaboradores é necessário pautar as políticas que podem culminar com uma melhor forma comportamental. Assim esperando resultados positivos, como:

Ø  #Alto sentido de responsabilidade;

Ø  #Sigilo e ética profissional

Ø  #Boa capacidade de aprendizagem;

Ø  #Dinamismo no trabalho;

Ø  #Disponibilidade imediata;

Ø  #Elevado grau de responsabilidade;

Ø  #Honestidade e integridade.

 4. Linhas Gerais

4. 1. Traços da Cultura Moçambicana Evitadas

Em linhas gerais, tende-se a evitar, os seguintes traços moçambicanos:

Ø           #Não desrespeitar os colaboradores, assim como os clientes;

Ø          #Não abuso de poderes no local de trabalho.

4. 2. Traços da Cultura Moçambicana Explorada

Em linhas gerais, no presente trabalho tende-se a explorar, os seguintes traços moçambicanos:

Ø  Avaliar as normas, valores e práticas de comida moçambicana.

Ø Avaliar a forma como deveriam ser as normas, valores e práticas na sociedade. Moçambicana. Isto é, como deveria ser a gastronomia moçambicana.

ØAvaliar o modo como os moçambicanos procedem em diversas situações que envolvam tomada de decisões.

ØAvaliar o grau e/ou tipo de relacionamento entre o gestor/líder e a sua equipe de trabalho, ou com aqueles com quem trabalha com mais frequência.

Ø  Analisar se a entrada de pessoas e/ou culturas estrangeiras influencia ou não a cultura/comportamento dos moçambicanos. 

     Elaborado por: Omar João


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